Intervenção neuropsicológica para aluno com dislexia
- Aline D'Avila
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.
Artigo retirado da minha dissertação de mestrado
Quando falamos de leitura, muitos pais se preocupam com a fluência e a capacidade de decodificação, ou entender, as palavras. Mas o que acontece quando, mesmo com uma boa leitura, a criança ainda não consegue entender o que está lendo?
A dislexia, uma das condições mais comuns que afetam a leitura, tem impacto significativo na fluência e na compreensão. E é aí que entra a importância das intervenções psicológicas focadas em melhorar essas habilidades.
Com estratégias personalizadas, a intervenção neuropsicológica para aluno com dislexia podem auxiliar a superar desafios na leitura e melhorar sua compreensão, garantindo um aprendizado mais eficaz e significativo.
Entendendo as dificuldades de leitura em crianças com dislexia
Crianças com dislexia precisam de intervenções específicas para superar suas dificuldades na leitura. A decodificação e a fluência são pontos críticos, mas é igualmente importante trabalhar a capacidade de integrar informações e construir inferências (Perfetti et al., 2008).
Estratégias como o uso de anotações e imagens mentais são eficazes para melhorar essa integração (Ferreira et al., 2002). Essas estratégias ajudam as crianças a organizar e a memorizar as informações que estão lendo, facilitando o processo de compreensão. No caso de crianças com dislexia, é fundamental que a intervenção seja individualizada e adaptada às suas necessidades.
Intervenções baseadas em evidências
A memória de trabalho e a capacidade de fazer inferências são essenciais para que a criança entenda o texto como um todo. Para crianças disléxicas, que gastam mais tempo na decodificação, há menos espaço cognitivo disponível para a compreensão (Perfetti et al., 2008).
Isso torna a intervenção focada nessas áreas ainda mais importante. Um método eficaz de intervenção para crianças com dislexia é a estratégia de "parafrasear", que envolve dividir o texto em partes menores, facilitando o entendimento das ideias principais (Hagaman et al., 2012).
Essa técnica não só melhora a compreensão imediata, como também auxilia na memória de longo prazo. Estudos mostram que crianças que utilizam estratégias de inferência e memorização, como as mencionadas anteriormente, apresentam melhorias significativas na compreensão de leitura (Spinillo, 2008).
Intervenções eficazes são aquelas que trabalham desde o nível básico da decodificação até habilidades mais avançadas de inferência e monitoramento da própria leitura.
Conclusão
As intervenções psicológicas para crianças com dislexia podem transformar a forma como elas leem e compreendem textos. Ao aplicar estratégias adequadas, é possível ajudar essas crianças a superarem as barreiras da leitura e garantir que desenvolvam plenamente suas habilidades.
Se você suspeita que seu filho ou aluno possa ter dislexia, é fundamental buscar uma avaliação especializada e iniciar a intervenção quanto antes.
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Referências Bibliográficas
Ferreira, T., Sisto, F., & Noronha, A. (2002). Estratégias de intervenção em compreensão de leitura: Tomar nota e imagens mentais. Revista Brasileira de Psicopedagogia.
Hagaman, J., Casey, K., & Reid, R. (2012). Parafrasear como estratégia de compreensão de leitura: Intervenção para alunos com dislexia. Journal of Learning Disabilities.
Perfetti, C. A., Landi, N., & Oakhill, J. (2008). A integração de informações na leitura: Inferências e memória. Reading and Comprehension.
Spinillo, A. (2008). Intervenções em leitura para crianças com dificuldades de compreensão. Psicologia da Educação.
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